Massa:
Bata no liqüidificador as gemas, o açúcar, o óleo e o chocolate em pó dissolvido na água morna. Coloque em tigela a farinha e o fermento peneirados juntos e misture o creme batido no liqüidificador. Junte as claras em neve, bem devagar.
Coloque em assadeira untada e leve ao forno por 35 minutos à l80°C. Espere amornar, desenforme e espere esfriar.
O ideal e deixar de um dia para outro, para esfriar bem.
Creme alpino:
Bata na batedeira o creme de leite e o doce de leite. Junte o chocolate em pó, o chocolate derretido, o rum, as nozes e a essência de baunilha, leve ao fogo em banho maria, até dissolver por completo. Deixe na geladeira até esfriar.
Preparo do creme ganache:
Pique o chocolate em pedaços pequenos e coloque em um refratário. Junte os outros ingredientes e leve ao banho maria por aproximadamente 7 minutos ou no microondas e vá mexendo até derreter e formar uma massa homogênea e lisa.
Retire do fogo, espere esfriar. Deixe gelar e bata em batedeira para dar cremosidade.
Dica:Pode usar chocolate preto ou branco.Substitua o conhaque por licor de menta
Preparo dos suspirinhos:
Misture as claras como açúcar. Leve ao fogo para aquecer mexendo sempre (cuidado, não vá cozinhar a clara).
Retire do fogo. Bata na batedeira até virar um suspiro de picos firmes. É só levantar a pá da batedeira e verificar que o suspiro não cai.Unte uma assadeira com manteiga ou margarina sem sal. Coloque farinha de trigo e balance a assadeira para que o fundo fique bem envolvido com a farinha. Aqueça o forno. Com o saco de confeitar e bico pitanga grande faça montinhos separados um do outro na assadeira. Para usar o saco de confeitar, sem fazer sujeira, coloque-o dentro de uma caneca abrindo bem, o máximo que der, virando a borda para baixo, assim, ela ficará de pé e você poderá enchê-la, com uma colher, e para usar fica fácil, torcer a ponta já que uma parte ficou dobrada e assim não sai o suspiro por cima enquanto faz as pitangas. Pode também fazer com o auxílio de duas colheres, como bolinhos de arroz. Asse na temperatura mínima do seu forno, e com a porta entreaberta. Para isso coloque um prendedor (de madeira) para manter a porta com uma pequena abertura. Ou então use o cabo de uma colher de pau para esse fim. Retire do forno quando ao tocar o suspiro com o dedo, a superfície esteja seca. Para fazer placas, pegue uma forma redonda ou quadrada, do tamanho que quer a placa. Corte o papel manteiga no tamanho do fundo externo. Na verdade você vai usar a forma de boca para baixo e usar a forma do lado de fora, só como um suporte assim fica muito mais fácil para retirar o papel com o suspiro quando estiver assado. Pode usar também a placa removível dessas formas de fundo falso, sempre com papel ou untada e polvilhada com farinha. Essas pacas podem ser colocadas no meio de bolos tipo tortas. Com várias placas, pode fazer uma sobremesa recheando-as com creme, ou chantilly e frutas frescas ou em compotas, com morango é delicioso.
Pode-se fazer os suspirinhos e conservar
Montagem:
Recheie metade do bolo de chocolate (umedecido com calda) com o creme alpino. Cubra o com a outra metade do bolo de chocolate, finalize com um creme ganache e decore com cerejas, nozes e suspirinhos, arremate com fios de ovos . |